Teoria Organizacional – Departamentalização

Fluxograma Contabilidade

Na semântica corporativa de uma empresa existe uma infinidade de tarefas, funções, regras e normas que são realizadas e seguidas de forma sistemática para atender um objetivo em comum. Dentre estas funções e regras, algumas são de fato necessárias e imprescindíveis para a constituição e continuidade da empresa. Nesta complexidade de ações e reações que movimentam as execuções de tarefas, se faz necessária a disponibilização de um ambiente com a aplicação de recursos adequados que são regidos por controles que por sua vez são influenciados por diferentes tipos de normas.

Para que as aplicações de recursos e as ações e reações sejam concretizadas de forma mais eficiente, é preciso que os tipos de tarefas sejam agrupadas por ambiente conforme suas semelhanças e suas capacidades de se completarem de forma coordenada. Este tipo de agrupamento é conhecido como Departamentalização e evita o surgimento de conflitos internos, aumentando a eficiência das relações entre os pequenos seguimentos de uma corporação.

As dificuldades para se definir um modelo organizacional como padrão são imensas, visto que, essencialmente, trata-se de relações humanas que precisam ser planejadas, controladas, mensuradas e modificadas conforme as influências e interesses internos e externos de uma empresa. Diversos estudos e pesquisas foram realizados no sentido de encontrar soluções que possam ser compartilhadas por diferentes tipos de empresas, entre elas: a Departamentalização por Funções; Departamentalização por Processos; Departamentalização por Projetos; Departamentalização por Clientes; Departamentalização por Produtos e Serviços; etc.

Cada um destes tipos de Departamentalização tem suas vantagens e desvantagens, cabendo ao empresário, antes de se decidir por um ou por outro, preparar um estudo específico para avaliar as características da empresa, podendo até ser necessária a aplicação de mais de um tipo para se atingir um maior efeito. Dentre as principais características de uma empresa que podem ser determinantes nesta escolha estão: as suas atividades; como executa estas atividades; os recursos que estão disponíveis e as leis e normas que regulam a empresa.

O primeiro passo para definir qual a ferramenta será mais adequada é compreender a fundo toda a organização da empresa, abordar suas diferentes variáveis e as medidas legais que precisam ser cumpridas. São muitos os meios de planejamento e controle que podem ser obtidos com a correta Departamentalização de uma empresa, em contrapartida, muitos problemas podem ser criados por uma Departamentalização mal elabora.

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